



​​​​​
Este ano, o II Festival Tramas Negras tem o prazer de receber Mestre Nego Val, quilombola que se move em pluralidades artísticas para afirmar a força dos saberes ancestrais em seus caminhos de ser-fazer no mundo.
Natural de Amarante, no Piauí, é dançarino, ator, escritor, coreógrafo, cantor e intérprete de Libras. Quilombola (Quilombo do Mimbó-PI), LGBTQIAPN + “Artevista” Multiartista, Nego Val pesquisa Dança Afro, Teatro, Cultura Popular, Pedagogia e Libras, movências que compõem sua versatilidade enquanto atuante de uma arte política.
Fundador do Balé Folclórico de Teresina, criador da Cia Equilíbrio de Dança e da ONG Ponto de Equilíbrio no Piauí, Mestre Nego Val assume um papel de colaboração para a valorização das culturas ancestrais afro-indígenas na cidade de Teresina.
Suas movências no/com o Pagode do Mimbó revelam uma corporeidade quilombola que expressa a força do gesto como identidade e reconhecimento da força coletiva. A pertença Quilombola do Mestre nutre esta edição do Festival Tramas Negras, nos convidando a encontrar a potência destes territórios de permanência cultural, histórica, política, artística do povo negro no Brasil.
Axé!





